sexta-feira, 12 de abril de 2013

Olhar de anjo

Hoje em conversa na clínica de reabilitação com outra grande mãe especial, me ocorreu uma lembrança que me remeteu ao passado. Um passado dolorido, cujas feridas vêm cicatrizando aos poucos, lentamente…
Uma das primeiras mudanças gritantes ...
na Ana Laura foi o seu olhar. Era um olhar perdido, desfocado. E quando o fazia era de forma vaga, vazia. Costumo dizer que ela olhava através das pessoas. Era um olhar frio, gélido, impessoal. E a cada tentativa frustrada de chamar sua atenção, mais um pouco de nosso contato ocular se dissipava. Surgia um nistagmo, um estrabismo e uma tristeza.
Onde estava minha filha ? Para onde ela tinha ido? Em que lugar ele se refugiava e me negava acesso? Por que seus olhos vazios não me permitiam encontrá-la, por mais que eu me esforçasse? Eu estava perdendo a minha filha. A cada dia isso ficava mais e mais evidente.
Eu levei um tempo até perceber que este “fenômeno” da ausência de olhar era ocasionado pelo quadro neurológico, até sabia mas custava a acreditar. Aquele olhar que me dava arrepios.
Mas havia caminhos para resgatar o que havíamos perdido! Junto com o diagnóstico, vieram as orientações das terapeutas para incentivá-la a buscar novamente o contato ocular. Eu usei e uso perucas coloridas, óculos divertidos e nariz de palhaço, baldes na cabeça, muita barulheira e música!
Sempre que possível, quando precisava falar com ela, eu me ajoelhava em sua frente – para ficar na mesma altura de seu olhar – e desta forma, fazer com que ficasse mais fácil manter o contato ocular. E as conquistas vieram! E o olhar de minha menina voltou!
Hoje ela tem grandes avanços e consegue focalizar objetos e paisagens. Ainda fica um olhar vazio, perdido e eu me pergunto o que será que ela pensa? E quando eu peço um olhar a resposta já é imediata e vem junto com um sorrisão.
E a partir de então, eu me dei conta de que a linguagem do olhar é a mais pura que existe. Compreendi que existem momentos em que as palavras são dispensáveis…
E eu que tanto ansiava em ensinar coisas novas para ela, é com ela que aprendo que, na linguagem do Amor, o silêncio de um olhar é repleto de significado, enquanto as palavras são meras coadjuvantes, perdidas ao vento…Só os anjos sabem disso … Ela me ensinou que com o olhar é possível se expressar e entender a vida. Basta olhar e sentir.

E o olhar de nossos anjos especiais é a mais pura expressão do Amor de Deus…

Nenhum comentário:

Postar um comentário