terça-feira, 26 de março de 2013

Brinca minha anjinha!



Só as crianças sabem o que procuram, disse o principezinho. Perdem tempo com uma boneca de pano, e a boneca se torna muito importante, e choram quando a gente toma...
- Elas são felizes... disse o guarda-chaves.
(O pequeno príncipe – Antoine de Saint-Exupéry).

Crianças são genuínas e sabem valorizar aquilo que realmente importa. E a forma mais sincera delas demonstrarem isso, é brincando.
O brincar é mais que gostoso, é fundamental. Brincar envolve aspectos emocionais, físicos, cognitivos, sócio afetivos e motores. É importante para que a criança deficiente se desenvolva de forma adequada, integral, completa na medida do possível.
E não é preciso ‘inventar moda’ na hora de brincar! Claro, os brinquedos sofisticados de hoje em dia são bacanérrimos, mas, brincar vai muito além de tecnologia de ponta e pode ser bem simples. O importante é o brincar, não o brinquedo.
A Aninha fala ao brincar, uma linguagem corporal, de alma, demonstra sentimentos, angústias, alegrias, medos, raiva e se expressa através de uma simples brincadeira. É um momento só dela, onde realidade se mistura com fantasia e ela pode ser quem ela quiser e que permitirá a revelação de suas relações com o mundo e consigo mesmo.

Percebem a importância?! Brincadeiras não existem para ‘distrair’ crianças, passar o tempo, não é perda de tempo. Elas são essenciais, regulam os comportamentos, ensinam sobre a vida, desenvolvem habilidades, estimulam o raciocínio, trabalham os músculos e o crescimento físico, despertam emoções, exercitam a imaginação, favorecem a curiosidade, inspiram a inteligência, abrem os olhos pras diferenças, incitam à criatividade, auxiliam na concentração, movimentam o corpo, trabalham a socialização, apresentam o mundo! Brincar é muito sério! Sempre a incentivei a brincar para fazer fisioterapia, mas, tomara que ela nunca perca definitivamente a vontade de brincar, eu farei a vida inteira se preciso for, me adaptando á tecnologia que agrada um bocado essa mocinha.

Como dizia o ‘Pequeno Príncipe’, os adultos se acham sérios demais e se perdem por conta disso. Perdemos o brilho, perdemos esperança, perdemos amor quando paramos de brincar.

Pais e mães brinquem com seus filhos, pois eles crescem enquanto vocês trabalham...pensem nisso!

Eu sei que Aninha não já não está mais na idade da piscina de bolinhas... Mas aí na boa? Eu acho que eu prefiro assim, se ela me pedisse um skate ou um patins eu ia surtar!

A Ana Laura é perfeita pra mim !

Brinca minha eterna criança ! Eu brincarei contigo sempre...
Anasumiunasbolinhas#

Nenhum comentário:

Postar um comentário