domingo, 17 de março de 2013

O Oxímetro de pulso


 
É um dispositivo que é preso no dedo e lê a freqüência cardíaca, assim como sua porcentagem de oxigênio no sangue. Ele foi desenvolvido como uma maneira de detectar a hipoxia (uma doença causada pela insuficiência de oxigênio). A hemoglobina no sangue transporta o oxigênio e o carrega através do sistema circulatório do corpo até as células. Um oxímetro de pulso funciona emitindo raios infravermelhos que brilham através dos tecidos do seu organismo para um fotossensor do outro lado. A luz infravermelha é capaz de detectar a quantidade de hemoglobina que está saturado com (ou que transporta) oxigênio.Aninha teve várias pneumonias e broncoaspirações, derrame pleural, então seu pulmãozinho é muito sensível, assim o oxímetro de pulso irá exibir um número que indica a porcentagem de hemoglobina que está saturada com oxigênio. A Uma leitura no oxímetro de pulso (indicado por SpO2)que esteja acima de 90 (ou seja, de 96% - 99%) é considerada normal.Nunca chega a 99% o normal da Aninha é 94 /96, mas durante crises chga a 80 e até 70.

Acessório indispensável na bolsa da Aninha, eu verifico a sua saturação a cada 3 ou 4 horas, ou quando percebo que há algo errado como uma apatia, irritação, crise covulsiva, cansaço, sudorese, cianose, se menor que 90, é preciso ligar o O2 (oxigênio) fica do lado da sua caminha, antes Aninha dormia direto com ele pois fazia apnéia durante o sono, agora ela está bem melhor a fisio respiratória tem ajudado no controle da secreção, faço as manobras em casa quando necessário e auscuto o pulmão se tiver algum sibilo, chiado, ronco, é preciso aspirar com o aspirador portáril através de uma sonda ou manobrar de modo com que ela mesma possa expelir a secreção e voltar a frequência cardíaca e respiratória. Lembrando que para as manobras é preciso orientação do fisioterapeuta, com o tempo adiquiri-se prática. Jú (fisio da Ana) precisamos de vc ! Rs

 Ás vezes ela fica meio dispneica, mas está dentro da normalidade, não será necessário ligar o cilindro de O2 por enquanto, vou ficar observando, mas vai ser preciso usar o aspirador para ajudar a aliviar o cansanço da secreção.

Respira meu amor... Mamãe está aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário