sábado, 16 de março de 2013

CCA



O que é a comunicação alternativa?

A área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Alternativa (CA). A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.

A CA pode acontecer sem auxílios externo
s e, neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a partir de outros canais de comunicação diferentes da fala: gestos, sons, expressões faciais e corporais podem ser utilizados e identificados socialmente para manifestar desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: sim, não, olá, tchau, banheiro, estou bem, sinto dor, quero (determinada coisa para a qual estou apontando), estou com fome e outros conteúdos de comunicação necessários no cotidiano.

Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos auxílios externos como cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o próprio computador que, por meio de software específico, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação. Os recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário.

O termo Comunicação Aumentativa e Alternativa foi traduzido do inglês Augmentative and Alternative Communication - AAC. Além do termo resumido "Comunicação Alternativa", no Brasil encontramos também as terminologias "Comunicação Ampliada e Alternativa - CAA" e "Comunicação Suplementar e Alternativa - CSA".

No caso específico de Aninha, ela já aprendeu e memorizou as cores, as formas geométricas, as vogais, e agora estamos trabalhando com a associação de sílabas como o "B"+A= BA que corresponde a BALEIA, e assim também com o "P",P+A = PA do pato, sempre falando pausado e firme soletrando mesmo.
Também estamos treinando partes do corpo, para que ela possa vizualizar a ficha e mostrar no próprio corpo onde fica a parte em questão... Ela está indo bem... Como vocês sabem ela responde com o olhar, com piscar de olhos ou direita e esquerda, sorriso e bicos. Super concentrada quando quer!




Nesses 12 anos, eu tive que me adaptar a linguagem corporal da Aninha, mas ela vem ganhando inúmeros avanços na parte cognitiva e sensorial estimuladas através de fichas de comunicação, as terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogas começaram os treinos inserindo o mais básico, a resposta do SIM ou Não, depois de muitos treinos, ela já consegue responder com o olhar, com caretas ou sorrisos, quando faço uma pergunta o Sim- a cabeça ou o olhar vai para a direita e o Não- algum movimento é feito na esquerda, para ter este “grande feito” de início comecei com as plaquinhas de carinhas, agora ela já sabe qual é a direita e esquerda. Foi um avanço gigantesco, que durou quase 1 ano para ter um resultado satisfatório, mas com persistência nós conseguimos.

Hoje ela já começa a ser alfabetizada, conhecendo as vogais e escrevendo o nome dela, as vezes fica um pouco confusa, mas deve-se fazer a pergunta quantas vezes forem necessárias. Ela responde!!!!!

As fichas de interesses básicos também estão sendo trabalhadas, começamos com o que ela mais gosta que é o computador, a Tv o Carro, ouvir música, dormir, ela também já aprendeu cores e formas geométricas, também os números treinados com o Bob esponja, ela conta os bobs e dou 2 ou 3 opções de números para ela escolher, sendo somente uma certa, neste momento estamos treinando partes do corpo, e a memória de fotos e nomes das pessoas mais próximas, quando ela está bem fisicamente e neurologicamente os resultados são incríveis.

Minha menina não vegeta ! Ela aprendeu . . . parece pouco, mas para quem conhece a realidade do mundo das crianças pcs, sabe a grandiosidade deste feito.

Continuamos na luta, treinamos todos os dias, até sem fichas, elas são mais usadas quando Aninha fica com alguém que não consegue a interpretar direito, não como eu que já conhece todos os seus gestos.

Mães especiais não desistam nunca, pois minha menina supera o diagnóstico de criança vegetativa, ela sabe muito bem o que quer e mostra á que veio. É claro que esse resultado foi realizado com muito empenho e persistência da minha parte e da parte dos profissionais que acompanham o tratamento e evolução da doença, peça sempre orientação á eles, sempre existem técnicas novas e muito bem aceitas pelas crianças, estamos tentando com o tablet, humm que chique . . . rs

Mamães com dúvidas ? Podem perguntar ! ;D

Farás muito mais meu amor, Mamãe nunca desistirá de te ensinar.

Paciência é a palavra chave. Paciência ² !



4 comentários:

  1. olá Vanessa,olá Aninha,fã número um dessa dupla,não poderia deixar de passar e deixar meu abraço,estou adorando esse novo espaço,adoro ler oque vc escreve,e aqui com certeza vai ser bem melhor,compartilho sempre teus textos no face pois acho que eles são de grandiosos valor para nossas vidas,um bjão nas duas!

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    1. Oi Bia, que bom que você está por aqui também... Obrigado por nos seguir, agora temos um novo cantinho. Um bjão querida!

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  2. Parabéns mãezinha pela força e garra q demostra quão especiais vocês duas são, Deus é perfeito em tudo que faz....amei o blog

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    1. Olá Elaine, obrigado viu... seja bem vinda! Bjokas minha e da Aninha.

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