quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Passeio matinal


Passeio Matinal da Aninha para tomar um solzinho, a pele está branca que nem a neve por conta da época do ano: quando tem sol está ventando ou o sol nem aparece. Aproveitando a manhã ensolarada, resolvemos ir até a praça, "estacionei" a cadeira de Ana sentei-me no banco da praça, abri um livro e comecei a ler para ela. Vários passavam e olhavam, pareciam admirar a cena, uma mulher lá do outro lado cochichava com a outra. Para que nada atrapalhasse nossa leitura, mudamos de banco. A mulher curiosa logo se aproximou:
_Bom dia!
_Bom dia! como vai? Respondi meio sem vontade.
_Vou bem... o que ela é sua?
_É minha filha.
_Noooosaa! Verdade? Mas porque você está lendo ela entende?
_Sim senhora ela entende tudo.
Aninha nem sequer olhou para a mulher, acho que ficou irritada pois a leitura estava ótima e ela parecia ser dessas "sem noção"
_Oi menina qual o seu nome?
Respondi logo _É Ana!
_Ahh você não fala né? coitadinha! Jesus tenha misericórdia!
Para não perder a cabeça já cedo, resolvi continuar a ler, Aninha já ficou toda irritada e não prestou mais atenção na leitura e a mulher continuou?
_Ah, ela não está gostando não... acho que ela não entende! Você devia parar!
Nessas alturas minha sobrancelha já arqueou, respirei fundo, contei até 10 olhei para o céu azul lindo, fechei o livro com força e saí.
_Tem razão! melhor parar não é? Tchauzinho!
Sentamos no outro banco mais longe ainda das vistas dela e continuamos a ler.
Eu podia até explicar para a mulher, que ler faz bem a qualquer um, que eu não tenho uma demonstração clara de que ela entende, apenas que eu não quero privar a minha filha de conhecimento só porque ela é cadeirante, ler a distrai, ela gosta do meu tom de voz, a acalma, não me importo se ela não entende, e quem é que me garante que não? Ser deficiente não significa que ela é surda e burra.
Nesses últimos anos tenho ficado muito mais pacientes com as abordagens e as opiniões alheias... em outras épocas a mandaria lavar a pia da louça ou parir um filho e criá-lo da maneira que achar correta. Graças a Deus ando mais paciente e confiante!

Bom dia meus amores. Leiam sempre para seus filhotes!
Faz um bem danado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário