quarta-feira, 26 de junho de 2013

Anjo (D)eficiente?


Anjo (D)eficiente?

Oi querido Diário, hoje, aliás, desde ontem estou com uma frase pipocando na minha mente, sempre acho que nunca mais vou ouvir, afinal, minha Ana já mudou tanto e vem demonstrando dia a dia suas habilidades, e sua capacidade de entendimento, eu criei essa página com intuito de ajudar as mães “especiais” assim como eu e esclarecer a sociedade sobre os deficientes, mas não é que ouvi de novo.
Que frase ? Você me pergunta, aquela frase que deixa uma mãe de criança especial , como dizer, com raiva é muito forte, mas indignada, isso indignada é a palavra correta. A fatídica frase: Ah, coitadinha, como sofre né?
URGH! ECA! ECA! ECA!, depois de tantos anos e diversas explicações e esclarecimento sobre o assunto ainda escuto isso? Tudo bem que minha filha precisa de doses extra de explicação e demonstrações do como se fazer as coisas, ou o que é um objeto, mas coitadinha? Sofrimento? Não vejo porque as pessoas sempre veem alguém com necessidades especiais como incapacitados, quando na realidade ele tem tanta habilidade quanto qualquer outra criança, de um modo diferente, mas são seres humanos !
Não sei se já contei essa historia: Uma certa vez, quando Aninha era mais novinha e eu me incomodava muuuuito mais com esse tipo de comentário, saímos para passear na pracinha tomar um solzinho, aproximou-se uma moça com seus três filhos “normais” e soltou a bendita da frase, eu era muito mais cri cri do que sou hoje, agressiva e na defensiva sempre, Olhei para Aninha na cadeira de rodas e depois olhei para as crianças dela deviam ter no mínimo 2 anos de diferença uma da outra e então disparei: É... minha cara a Aninha deve sofrer sim, mas não é coitadinha, ela é diferente de seus filhos, mas veja... ela está trocadinha, com o cabelinho arrumado, roupinha cheirosa, e devidamente calçada, e o que é melhor ela é muito educada e amada, agora quando olhei para seus filhos me deu vontade de colocá-los debaixo de uma bela ducha e esfregar até sair o encardido, desembaraçar e tirar os piolhos das suas cabecinhas, ler um livro pra eles, lhes dar amor, sabe acho que seus filhos sofrem bem mais que a minha. Aquela mãe ficou perplexa, parada na minha frente, ao ia nem pra traz nem pra frente, abaixou a cabeça e saiu... depois me arrependi porque ela devia ser bem menos instruída que eu, e as pessoas sentem piedade mesmo, na maioria das vezes não falam por mal mas não me arrependo não, quem sabe ela não resolveu dar um pouquinho mais de atenção aos seus filhos, no outro dia as crianças estavam lá de roupas simples, mas limpinhas e calçadas, fui lá puxei conversa com ela e ainda doei umas roupinhas da Ana que não serviam mais. Ela aprendeu a lição, e nunca mais tocamos no assunto.

Sempre ouço essas frases:
_ Deus quiz assim...
_ O fardo pesado é para quem pode carregar...
_ É uma judiação!
_ Tão linda, seria uma moça muito bonita!
_ Tenho tanto dó...

Eu sei eu entendo que as pessoas apenas querem se manifestar e o aperto do coração é tão grande que sai pela boca instantaneamente, mas por favor policiem-se... Não gostamos e não precisamos desses comentários, ouvimos há muito tempo!
Quer se expressar? Puxe um papo com ela... Diga um simples Bom dia tudo bem com você? Quais as novidades? (Lembrem-se que ela é mocinha tem quase 13 anos e não 13 meses) Chegue perto do normal numa conversa, sempre será diferente, mas ela saberá responder ao seu modo com uma careta ou um sorriso aí depende da sua simpatia. rs
Não a lembre do sofrimento, ela está acostumada e adaptada a ele.

MINHA ANA PODIA SER COITADINHA SOFREDORA! #SQN

3 comentários:

  1. Oi Vanessa, entendo bem essas frases, escuto sempre tb quando saio com minha filha Júlia(9 anos) que tem Sindrome de West desde os três meses. Essas pessoas não conhecem a riqueza que é ter um Anjo tão puro e especial em nossas vidas, por isso dizem asneiras, simplesmente por falta de conhecimento, amor ao próximo e até mesmo por puro preconceito mesmo. Continue sim a relatar experiencias e novidades da sua mocinha única, te acompanho sempre e aprendo bastante bjs.
    São Luis MA Paula

    ResponderExcluir
  2. Olá! Conheci sua princesa no facebook, numa postagem divulgada pelo Agrega Pais, e vim conhecê-las melhor! Amei!
    beijos

    www.aprendendoasermaehoje.com

    ResponderExcluir
  3. Também conheci sua princesa pelo face... Nunca fiz esses comentários, tenho pessoas conhecidas com filhos especiais... Sempre falei com eles como pessoas que me entendiam, e se as pessoas prestassem bem atenção, não olhassem somente para seus problemas, poderiam perceber que eles entendem sim!!!!!! Agora tenho uma filhinha com síndrome de Down, teve problemas, também ficou na UTI por quase dois meses... Enquanto você se culpou por ter sua filha muito nova, eu me culpei por ter a minha filha muito velha, aos 44 anos. Infelizmente acompanho alguns artigos e leio outros... Você é uma mãe muito especial... Pois deixa claro os seus medos, inseguranças... Mas algumas mães apresentam mágoas gritantes nos seus desabafos, que em vez da gente se identificar, ficamos preocupadas com o preconceito e não querendo tirar nossos filhos de casa...

    ResponderExcluir