terça-feira, 14 de agosto de 2012

O Pesadelo acabou ?


Foram longos 2 meses de internação da Aninha na UTI, muitas complicações, icterícia, pneumonia, derrame pleural, perda de peso, ela chegou a pesar 1.200kg, eu a visitava todos os dias, mesmo sem poder pegá-la no meu colo, eu colocava a mão dentro da incubadora com medo de mexer e desligar um dos inúmeros fios ligados a ela, os médicos não davam esperança nenhuma de vida, então eu saía de casa sem saber se ia encontrar minha filha viva… não desistí, mas paguei caro o preço da minha valentia, sacrifiquei minha saúde, me despersonalizei, cheguei a pesar 40 quilos, quando me envolví demais com a patolologia de Ana, acabei rompendo laços, familiares, sociais,profissionais, me adaptei ao ambiente agressivo do hospital, o ruído dos aparelhos e alarmes, as emoções dramáticas dos corredores, tive distúrbios alimentares e do sono, depressão… Numa dessas idas e vindas para o hospital visitar Aninha, os Doutores disseram que tudo tinha piorado de vez, e que ela estava com uma grande infecção, e então o desespero tomou conta de mim, eu estava prestes a perder minha filha e não podia fazer nada! Aí começou a revolta, eu briguei com Deus, eu afastei pessoas importantes de perto de mim que queriam ajudar mas na verdade eu precisava ficar sozinha para digerir aquela dor que era minha! O desespero era avassalador e eu como sempre gostava de registrar tudo o que acontecia, mas diante daquele sofrimento eu decidí não tirar as fotos e as que tinha tirado eu dei fim, era como se eu não quizesse lembrar daquilo tudo, ficou só uma foto que foi a encubadora em que Aninha ficou por longos 2 meses… Eu não queria ver uma foto dela totalmente desfigurada, ligada a fios e fios, cheia de hematomas, lugares faltando peles, pontos de sutura, uma magreza extrema, hoje me arrependo de ter apagado tudo, pois isso ficou guardado na minha memória, e vira e mexe eu me lembro da situação em que ela se encontrou… Eu era muito menina, o pai de Ana muito imaturo, não me passava apoio e segurança (não o faz até hoje), enfim… A minha maior alegria e susto, foi quando cheguei a sua encubadora e ela estava vazia! Eu Gelei e logo pensei: Ela não resistiu… minha mãe estava no vidro e já em lágrimas fazia gestos desesperados… até que a enfermeira encostou a mão sutilmente em meu ombro e disse: Sua filha está fora de perigo! Ela já conseguiu sair do respirador e só vai ficar internada para ganhar peso para ir para casa! Foi quando pela primeira vez eu pude pegar ela nos meus braços, o momento foi incrível, mamãe chorava demais como se não estivesse acreditando, porque realmente foi um milagre. Lembro-me que ela cabia na palma de minha mão e eu toda desajeitada tentando arrumar ela junto ao meu peito, ela vestia um pijaminha todo já gasto com emblema do hospital, e eu mais do que depressa peguei a malinha e a vestí com uma bela roupinha rosa. Foram algumas semanas até eu aprender a lidar com a sonda nasal e depois ela se adaptou com a chuquinha e podemos vir embora para casa!
Eu sussurava todos os dias em seu ouvidinho: Aguenta firme minha menina, mamãe vai levar você daqui! e a hora de ir embora era a pior de todas, pois era meia hora de visita por dia, eu me acabava em lágrimas, havia dias que minhas pernas não obedeciam e eu não sabia nem onde era o elevador e a porta de saída. Chegou o grande dia! A alta do hospital, minha filha tinha já quase 3 meses e só conhecia aquela encubadora, jalecos azuis e gente estranha... era hora de lar doce lar.
Essa foto foi a primeira vez em que Aninha dormiu no seu bercinho rosa que já estava desacreditado em recebê-la, reparem que tem uma falha no cabelinho, foi onde caiu por ficar tanto tempo em uma posição só.

Minha casa foi abençoada esse dia, pois um anjinho veio morar nela.

3 comentários:

  1. NOSSA A SUA HISTORIA PARECE DEMAIS COM A MINHA,EU ESTAVA LENDO ERA COMO SE EU ESTIVESSE ESCREVENDO!EU ACAMPEI NA CTI N TINHA QUEM ME TIRACE DE LÁ,FUI ALMOÇAR E QUANDO VOUTEI,VIA ENCUBADORA VAZIA E LIMPA TUDO ESCURECEU. AI A ENFERMEIRA APARECEU E DISSE Q TAVA TUDO BEM ELES SO TINHA MUDADO DE LUGAR PORQ ELE JA ESTAVA MELHOR E TINHA CHEGADO UM BB MAIS GRAVE.

    ResponderExcluir
  2. Estava lendo isso e chorei... Minha filhinha também ficou quase dois meses na UTI... Dói tanto quando você chega no hospital e não vê sua filha na incubadora, no caso da minha filha Laura Cristinne, ela nasceu pré matura, bem pequena, com síndrome de Down, obstrução no duodeno, não podia mamar... Colocaram ela em um isolamento, pois estava com uma infecção, tomou antibióticos fortes por bastante tempo... Mas saiu do isolamento e agora está em casa...

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus fazia tempo que não encontrava uma história tão triste e bonita, além de verdadeira em blogs de mães.. chorei!!! Vc é uma guerreira, parabéns, que Deus abençoe muito a vida de vcs.

    ResponderExcluir